Logótipo

Logótipo

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

POESIA AO LONGO DOS TEMPOS

POESIA É VIDA

D.Dinis 

Nascimento: 9-10-1261

Falecimento: 07-01-1325


https://www.google.com/search?q=rei+d.dinis+trovador&safe=strict&rlz=1C1GCEU_pt-PTPT855PT855&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjA7JCT-MDsAhUCSxoKHZ1LD3EQ_AUoAnoECB4QBA&biw=1440&bih=789#imgrc=mu42P1tjL9HZYM

Sendo o sexto rei de Portugal, D.Dinis subiu ao trono com apenas 17 anos. Reinou durante 46 anos. A  criação da nossa identidade nacional  e o alvor da consciência de Portugal enquanto estado-nação deve-se a este rei que além de ter sido um excelente monarca,também foi poeta/trovador, compondo maravilhosas cantigas de amigo e de amor.

Ai Flores do Verde Pino

__ Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
    Ai Deus, e u é?

__ Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
    Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo!
    Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do qui mi á jurado!
    Ai Deus, e u é?

__ Vós me perguntardes polo voss'amigo,
e eu bem vos digo que é san'vivo.
    Ai Deus, e u é?

Vós me perguntardes polo voss'amado,
e eu bem vos digo que é viv'e sano.
    Ai Deus, e u é?

E eu bem vos digo que é san'vivo
e seera vosc'ant'o prazo saído.
    Ai Deus, e u é?

E eu bem vos digo que é viv' e sano
e seera vosc'ant'o prazo passado
    Ai Deus, e u é?

D. Dinis, in 'Antologia Poética'

Proençaes soen mui ben trobar

Proençaes soen mui ben trobar
e dizen eles que é con amor;
mais os que troban no tempo da frol
e non en outro, sei eu ben que non
an tan gran coita no seu coraçon
qual m'eu por mha senhor vejo levar.
 
Pero que troban e saben loar
sas senhores o mais e o melhor
que eles poden, soõ sabedor
que os que troban quand'a frol sazon
á, e non ante, se Deus mi perdon,
non an tal coita qual eu ei sen par.
 
Ca os que troban e que s'alegrar
van eno tempo que ten a color
a frol consigu', e, tanto que se for
aquel tempo, logu'en trobar razon
non an, non viven [en] qual perdiçon
oj'eu vivo, que pois m'á-de matar.
https://lyricstranslate.com



D.Dinis e a sua esposa e rainha D.Isabel de Aragão
O Milagre das rosas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_de_Arag%C3%A3o,_Rainha_de_Portugal#/media/Ficheiro:Isabel_Dinis_de_Portugal.jpg

D.Isabel,rainha e senhora de excelência, era misericordiosa e extremamente bondosa.Amava a humanidade.D.Dinis era contra esmolas. D.Isabel,então,com receio do seu esposo e rei, guardava segredo do que ofertava.

Um dia, levando  no seu regaço pão para os pobres, encontrou o seu marido que lhe perguntou:

- O que levais no vosso regaço, minha esposa e rainha?

-Levo rosas, meu esposo e rei!

      Ao abrir o seu regaço, rosas de várias cores deslizaram para o chão, perante o seu maravilhoso e brilhante olhar de admiração.

      Naquele momento, D.Dinis percebendo o milagre, ajoelhou-se aos seus pés, pedindo-lhe perdão  e beijando as suas mãos.

   


D. Isabel de Aragão

htps://www.google.com/search?q=D.Isabel,rainha&safe=strict&rlz=1C1GCEU_pt-PTPT855PT855&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiWjN__hMHsAhWMnxQKHej5AeQQ_AUoAXoECCMQAw&biw=1440&bih=789#imgrc=giOx

Nascimento: 04-01-1271

Falecimento:04-07-1336





Sem comentários: