Descrição:
É o artista português com maior número de álbuns produzidos (68 álbuns ilustrados, 39 dos quais em histórias aos quadradinhos até meados de 2001), com muitas realizações igualmente no campo da banda desenhada publicitária.
José Ruy Matias Pinto nasceu a 9 de Maio de 1930, na Amadora, tendo sido aluno de Rodrigues Alves na Escola António Arroio, onde tirou o curso de Desenhador Litógrafo. Estreou-se em pequenos fanzines que editou em 1938, e depois, aos nove anos, com um desenho no suplemento de leitores A Abelha, da Colecção de Aventuras.
Começou a publicar histórias aos quadradinhos com apenas catorze anos, em O Papagaio, no Natal de 1944, com uma sequência narrativa ilustrada alusiva ao Presépio. Nessa revista, logo desde o começo de 1945, publicou muitas capas, ilustrações de novelas e histórias aos quadradinhos: 'Uma Caçada na Selva', 'Piratas do Ar', 'Na África Setentrional', 'Uma Aventura nas Pampas', 'Dickbrad', etc. Trabalhou depois como gráfico para O Mosquito, ocupando-se ainda de legendações e distribuição de cor. Só em 1952, no entanto, teria direito a uma HQ publicada na revista para onde deu tanto do seu trabalho, 'O Reino Proibido'. (...)
http://www.interdinamica.pt/artes/fan/x4yv168w.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário